terça-feira, 3 de junho de 2014

Resenha do filme "Ilha das flores" e do filme "Lixo extraordinário"



Assunto: Lixão.

Filme Ilha das Flores
  A cidade de Porto Alegre é habitada por mais de um milhão de pessoas, que produz mais de 500 mil toneladas de lixos por dia.
Todo o lixo produzido é levado para a Ilha das Flores, na ilha além do aterro de lixo existe também a criação de porcos, o lixo orgânico que não serve para a alimentação dos porcos, é separado para as mulheres e crianças sozinhas que lá residem sem nenhum dinheiro para se sustentarem, elas vivem nessa condição miserável por falta de oportunidades, correndo riscos de vida por consumirem alimentos contaminados por todos os tipos de germes e bactérias.
Em Goiânia foi encontrado no aterro um material inorgânico radioativo, o Césio, muitas pessoas foram contaminadas e morreram de câncer.
A diferença dos seres humanos e dos porcos, é que os porcos têm donos, e os seres humanos são dotados de inteligência, liberdade para suas escolhas, liberdade esta que pode mudar suas vidas.

Filme Lixo Extraordinário
No programa do Jô Soares, foi entrevistado um dos maiores Artistas Plásticos, Vik Munis, que dá vida ao lixo.
Vik Munis, ficou 1 ano ,na favela Gramacho no Rio de Janeiro onde fica o aterro de lixo, pois neste aterro  existem mais de três mil catadores  que fazem parte da associação dos catadores de Gramacho. Mais de 70% do lixo é levado para Gramacho onde homens e mulheres separam os resíduos recicláveis que a associação vende para as indústrias.
Vik munis, fez obras de artes com os retratos dos catadores, usando os lixos, em suas obras, que foram leiloadas na galeria de artes em Londres, arrecadando mais de 250.000 mil dólares, ajudando mulheres e homens que trabalhavam há mais de 30 anos como catadores, mudando suas vidas, e tendo novas oportunidades que antes não tiveram. Muitos montaram seus próprios negócios, fizeram cursos arrumaram outros empregos, compraram 15 computadores para biblioteca de Gramacho. O sucesso do Munis foi tão grande que entre os Artistas Plásticos só perde para o Picasso.
O filme Ilha das Flores retrata a vida das mulheres que não tiveram oportunidades e se acovardaram diante da realidade da vida,  por causa de seu acomodamento e medo das dificuldades acabavam vivendo como animais irracionais, sem condição alguma de uma vida digna. Por meio do projeto “lixo extraordinário” e com a ajuda do visionário artista plástico que foi moldando o pensamento dessa gente, fazendo com que eles se despertassem para novas oportunidades, dando a eles um direcionamento, mostrando a capacidade de cada um e consequentemente a capacidade de mudar as suas vidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário