Paulo freire, considerado educador
universal, tinha por objetivo educar as classes menos favorecidas, pelo fato de
haver em sua época muitos analfabetos, principalmente na região nordeste.
Paulo freire, achava que o maior
problema do homem não era ser só ser analfabeto, mas que o homem deveria
aprender a assumir sua dignidade enquanto homem, pois tinha preocupar em
desenvolver sua capacidade de criticar e de conhecer o que se passa a sua
volta.
Sua
forma de educar é inserindo sempre os fatos vivenciados, refletindo sobre a
realidade existencial, fazendo com que o aluno aprenda a ter seu senso critico.
O aprendizado era equivalente a uma releitura do mundo, em que o aluno e o
professor tenha uma interação e atuantes e conscientização e busca refletir a
ação da classe social que sempre quer dominar os menos favorecidos. Paulo
Freire, com sua esperança que através dos pedagogos possa tornar melhor a vida dessas
pessoas tendo uma visão maior de como funciona a sociedade, da qual por falta
de conhecimento se torna isolada.
Suas técnicas de preparação de material
de alfabetização são codificações palavras geradoras. Cartazes com as famílias
fonêmicas, quadros ou fichas e os fatos vivenciados e acontecimentos na
realidade do seu dia a dia.
Concluímos que o método de ensinar do Paulo Freire , é muito interessante para nós que seremos futuras educadoras e saberemos ministrar seus conhecimentos.
Conclusão
Concluímos que o método de ensinar do Paulo Freire , é muito interessante para nós que seremos futuras educadoras e saberemos ministrar seus conhecimentos.
Conclusão
Anísio
Teixeira trouxe dos Estados Unidos às ideias pragmáticas, instrumentalistas,
tornando-se um referencial no campo educacional. Ele ignorava a velha tradição,
de ser castigado para aprender, segundo ele isso acabava atrapalhando o
desenvolvimento da criança, pois elas passavam a só se esforçar por medo dos
castigos impostos.
As
escolas novas e progressistas revisavam velhos conceitos, procuravam estar em
permanentes mudanças em seus métodos de ensino.
Para
Anísio Teixeira a educação criava uma sociedade democrática capaz de
desenvolver os processos intelectuais, emocionais e morais. Além de também
desenvolver a reflexão filosófica. Ele fez com que os educadores repensassem
sobre a educação, criando hipóteses de qual seria a melhor forma de se aprender,
se interessando em compreender como funciona o processo cognitivo.
Descreve
que a sociedade esta sempre em constantes mudanças, que a sociedade é
progressista, pois suas teorias e soluções são provisórias, devendo adequar-se
ao seu tempo, ao desenvolvimento moderno, ao método cientifico. A educação
deveria ser voltada para uma sociedade de indivíduos democráticos.
Entendia
a Democracia como um modo de vida, ele via a escola pública como algo
indispensável para a sociedade moderna, um espaço para cada um e para todos,
trabalhou pelo desenvolvimento das ciências no Brasil e foi um dos fundadores
da Universidade de Brasília (UNB).
Concluindo,
não se pode negar que Anísio Teixeira teve grandes contribuições para o
pensamento filosófico pragmático, construtivista, no Brasil. Suas ideias foram
revolucionarias para sua época, trouxe muitas mudanças. Seus pensamentos são
estudados e vistos como um referencial ideológico até hoje para os educadores.
Porém, aconteceu com ele o que aconteceu com muitos ideais de grandes
filósofos, suas ideias foram distorcidas com o tempo, o que ele ajudou a
fundar, o ensino superior público passou a ser elitizado, não contribuindo da
forma que ele imaginava, como um espaço para cada um e para todos.
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