terça-feira, 3 de junho de 2014

Paulo Freire e Anísio Teixeira

Paulo freire, considerado educador universal, tinha por objetivo educar as classes menos favorecidas, pelo fato de haver em sua época muitos analfabetos, principalmente na região nordeste.
Paulo freire, achava que o maior problema do homem não era ser só ser analfabeto, mas que o homem deveria aprender a assumir sua dignidade enquanto homem, pois tinha preocupar em desenvolver sua capacidade de criticar e de conhecer o que se passa a sua volta.
 Sua forma de educar é inserindo sempre os fatos vivenciados, refletindo sobre a realidade existencial, fazendo com que o aluno aprenda a ter seu senso critico. O aprendizado era equivalente a uma releitura do mundo, em que o aluno e o professor tenha uma interação e atuantes e conscientização e busca refletir a ação da classe social que sempre quer dominar os menos favorecidos. Paulo Freire, com sua esperança que através dos pedagogos possa tornar melhor a vida dessas pessoas tendo uma visão maior de como funciona a sociedade, da qual por falta de conhecimento se torna isolada.
Suas técnicas de preparação de material de alfabetização são codificações palavras geradoras. Cartazes com as famílias fonêmicas, quadros ou fichas e os fatos vivenciados e acontecimentos na realidade do seu dia a dia.
Concluímos que o método de ensinar do Paulo Freire , é muito interessante para nós que seremos futuras educadoras e saberemos ministrar seus conhecimentos.
Conclusão
Anísio Teixeira trouxe dos Estados Unidos às ideias pragmáticas, instrumentalistas, tornando-se um referencial no campo educacional. Ele ignorava a velha tradição, de ser castigado para aprender, segundo ele isso acabava atrapalhando o desenvolvimento da criança, pois elas passavam a só se esforçar por medo dos castigos impostos. 
As escolas novas e progressistas revisavam velhos conceitos, procuravam estar em permanentes mudanças em seus métodos de ensino.
Para Anísio Teixeira a educação criava uma sociedade democrática capaz de desenvolver os processos intelectuais, emocionais e morais. Além de também desenvolver a reflexão filosófica. Ele fez com que os educadores repensassem sobre a educação, criando hipóteses de qual seria a melhor forma de se aprender, se interessando em compreender como funciona o processo cognitivo.
Descreve que a sociedade esta sempre em constantes mudanças, que a sociedade é progressista, pois suas teorias e soluções são provisórias, devendo adequar-se ao seu tempo, ao desenvolvimento moderno, ao método cientifico. A educação deveria ser voltada para uma sociedade de indivíduos democráticos. 
Entendia a Democracia como um modo de vida, ele via a escola pública como algo indispensável para a sociedade moderna, um espaço para cada um e para todos, trabalhou pelo desenvolvimento das ciências no Brasil e foi um dos fundadores da Universidade de Brasília (UNB).

Concluindo, não se pode negar que Anísio Teixeira teve grandes contribuições para o pensamento filosófico pragmático, construtivista, no Brasil. Suas ideias foram revolucionarias para sua época, trouxe muitas mudanças. Seus pensamentos são estudados e vistos como um referencial ideológico até hoje para os educadores. Porém, aconteceu com ele o que aconteceu com muitos ideais de grandes filósofos, suas ideias foram distorcidas com o tempo, o que ele ajudou a fundar, o ensino superior público passou a ser elitizado, não contribuindo da forma que ele imaginava, como um espaço para cada um e para todos. 

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