terça-feira, 3 de junho de 2014

Os Papéis Sexuais



Introdução

Ao longo da história homens e mulheres desenvolviam papéis sociais diferentes um dos outros.
A vida social pressupõe expectativas de comportamento entre os indivíduos consigo mesmos, e essas funções variam conforme diversos fatores, classes sociais, grau de instrução, credo religioso e principalmente segundo o sexo, tendo, por exemplo, vários tipos sexuais, na adolescência, heterossexualidade, androginia, misoginia, e homossexualidade.    
A sociedade e a cultura de cada povo determinam como os homens e mulheres vão incorporando esses papéis, e quem não consegue esse padrão muitas vezes não são vistos com bons olhos.

1. Papéis Sexuais Primitivos

Houve uma época nos grupos primitivos, em que a mulher possuía um papel de destaque ela era considerada um ser sagrado, porque só ela podia gerar filhos, isso causava muita inveja nos sexos masculinos, por serem diferentes. As mulheres ajudavam seus companheiros administrar junto seus espaços, participava na pesca na caça e na coleta de frutos.
Durantes muitos séculos, as mulheres eram submissas, não tinham o direito de escolher o seu esposo, pois o casamento era arranjado e seus pais pagavam dote para o seu pretendente. A mulher ocupava o papel na sociedade de boa esposa cuidava dos filhos, da casa, e de sua vida religiosa. 
Durante a História da sociedade, sempre existiu vários tipos de papéis sexuais desempenhados pelo sexo feminino e masculino, da criança e do adolescente.

2. Idade Média
.
Na idade Média a criança era tratada como adulto em miniatura, sendo o homem como base da família e mantinha o controle sobre o matrimonio e a reprodução, a mulher não tinha direito ao conhecimento as filosofias religiosas solidificaram a ideia de bruxaria como pretexto para controlar o conhecimento das mulheres. Mesmos no renascimento e nos séculos XVIII E XIX. Conhecido como época da ciência e do desenvolvimento humano, não houve modificações substanciais na vida da mulher, que permaneceu como reprodutora e tendo como base a religião.
Atualmente, as mulheres desenvolvem um papel importante na sociedade, elas têm o mesmo papel que os homens e direitos iguais perante a lei.
As mulheres, não são submissas aos homens, e não são subjugadas por falta de capacidade intelectual, embora ainda exista uma diferença salarial entre homens e mulheres que possuem os mesmos cargos. Para que ela conquiste o seu espaço em determinadas profissões precisa mostrar uma grande capacidade.
De acordo com Freud, a sexualidade começa desde o nascimento até a morte, desde o nascimento o indivíduo é dotado de afeto, desejo e conflitos.
A fim de entender sobre a sexualidade infantil, torna-se importante compreender a diferença entre sexo e sexualidade.
.
3. Adolescência
.
Quando as garotas chegam à adolescência, começa a sofrer uma série de proibições, como “você não deve sair sozinha”, “não pode transar com o namorado”, entre outros. Já com os garotos, tudo é permitido e ás vezes até estimulado, como a sair só, beber, fumar, voltar para casa de madrugada e ter relações sexuais.
Os pais e os educadores desempenham um papel importante na educação dos adolescentes sempre desencadeando uma reflexão sobre os papéis sexuais.

4. Androginia

A Androginia é outro papel sexual existente em nossa sociedade que gera preconceito. O individuo apresenta simultaneamente a característica do sexo masculino e feminino, conhecido como a hermafrodita.
As crianças até certa idade ainda não possuem um papel sexual definido. São considerados andróginos. Elas ainda não possuem uma visão sexual.

5. Misoginia
Michael Flood: define misoginia como ódio às mulheres, embora mais comum  em homens , a misoginia também é praticada por mulheres  contra  mulheres ou mesmo elas próprias .A misoginia é manifestada por várias formas diferentes , piadas , pornografia, e violência ao auto -  desprezo que as mulheres são ensinadas a sentir pelo seus corpos.
Segundo Rita Maria Brudniewski Granato misoginia também pode ser definida como transtorno psíquico, onde o misógino está envolvido num conflito ente a necessidade do amor de uma mulher esta misturada com medo de que ela possa aniquilá-lo emocionalmente. Suas experiências infantis é que geram esse medo latente e inconsciente. A maneira como os pais se relacionam entre si e com os filhos pode  gerar o comportamento misógino.

6. Homossexualidade

Homossexualidade refere-se a característica ou qualidade de um ser , que sente atração  física pelo mesmo sexo.
Ao logo da história da humanidade, os aspectos individuais da homossexualidade foram admirados ou condenados de acordo com as normas sexuais vigentes nas diversas culturas e épocas  ocorreram.
Desde os meados do século xx, a homossexualidade tem sido gradualmente desclassificada como doença e descriminalizada por quase todos os países  desenvolvidos , e na maioria do mundo ocidental, em alguns países consideram crimes , com penalidade sérias incluído pena de morte, Enquanto em alguns pais e o casamento do mesmo sexo são legalizado, e com direitos de construírem famílias, adotando crianças para serem seus filhos.
A Psicologia não considera o homossexualismo como doença e não prejudica a sociedade, em 1991 a Anistia Internacional. Passou a considerar a discriminação contra homossexuais uma violação aos direitos humanos.

7. Considerações Finais

Este trabalho nos trouxe um grande conhecimento sobre vários papeis sexuais existentes ao longo da historia em nossa sociedade.
Compreendendo que cada ser humano é diferente de seus papéis sexuais, e que todos merecem respeito, pelas suas desigualdades.

E que a sexualidade influencia nos pensamentos sentimentos, ações interações e tanto na saúde física e como a mental, a sexualidade, forma parte integral de cada um.

Objetivo: Expor os papéis sexuais existentes ao longo da história da sociedade.

Referências:
Freud
http://www.bonde.com.br/ ??id –bonde=1-27-217-20130
Revista.ufg/index.php/ritre./article/viewfile/20332/11823
Pt.wikipedia.org/wiki/misoginia
Pt.wikpedia.org/wiki/homossexualidade
20332-84783-1-pbeerevistaufgsexualidadesegundoFreud.pdf-foxistareader

Nenhum comentário:

Postar um comentário