terça-feira, 3 de junho de 2014

Educação infantil


E não tem alegria maior para um educador do que essa, um belo sorriso daqueles que um dia poderão transformar o mundo.

Plano de Aula - A importância das Flores



Assunto: Flores.
Tema: A importância das flores.
Disciplina: temas transversais.
Série: 2ºao 3ºano do ensino fundamental l.
Data: 22/11/2013
Professoras: Adriana, Carmela, Giovana e Lucimara.
Objetivo: Despertar o interesse pelas flores, percebendo suas características;
Identificar as partes das flores Responsáveis pela reprodução;
Reconhecer a importância das cores e de seu perfume  como recursos para atrair agentes polinizadores.
Metodologia: Utilizaremos amostras de sementes de flores de jardins e comestíveis e mudas de flores para o plantio.
Avaliação: Entregaremos a cada grupo, uma muda de flor para o plantio e acompanharemos o seu desenvolvimento, e ensinando como cuidar da flor. Regando-as todos os dias e observando o crescimento com o passar  do  tempo.

Referências Bibliográficas: http://youtu.be/n6yqzkjodz8.

Plano de Aula - Trabalhando com a reciclagem



Assunto: Reciclagem de Resíduos Sólidos, na Educação Infantil.
Tema: Porta lápis de Embalagem Reciclável.
Objetivo: Tem por finalidade de ensinar as crianças, o reaproveitamento de resíduos sólidos, para a construção de brinquedos, construindo um porta-lápis. Isso contribui para que elas aprendam a organizar seus materiais escolares e também desenvolvam as suas criatividades, coordenação motora, aprendendo as figuras geométricas.
Metodologia: Materiais utilizados cartolina, cola, tesoura sem ponta, papel-cartão, embalagem plástica de amaciante, estudo em grupo.
Avaliação: Os alunos conseguiram atingir o objetivo esperado, pois todos participaram da aula.
Discente: Alunos de 3 a 6 anos.
Docente: Carmela e Lucimara

Referências: bibliográficas:www.psafe.com/search.apx?q=imagens+de+materiais recicláveis&utunmedumbrowser+addressabar.&utuncampaim=abowser(12/11/13retiradas as 18h17minutos.

Paulo Freire e Anísio Teixeira

Paulo freire, considerado educador universal, tinha por objetivo educar as classes menos favorecidas, pelo fato de haver em sua época muitos analfabetos, principalmente na região nordeste.
Paulo freire, achava que o maior problema do homem não era ser só ser analfabeto, mas que o homem deveria aprender a assumir sua dignidade enquanto homem, pois tinha preocupar em desenvolver sua capacidade de criticar e de conhecer o que se passa a sua volta.
 Sua forma de educar é inserindo sempre os fatos vivenciados, refletindo sobre a realidade existencial, fazendo com que o aluno aprenda a ter seu senso critico. O aprendizado era equivalente a uma releitura do mundo, em que o aluno e o professor tenha uma interação e atuantes e conscientização e busca refletir a ação da classe social que sempre quer dominar os menos favorecidos. Paulo Freire, com sua esperança que através dos pedagogos possa tornar melhor a vida dessas pessoas tendo uma visão maior de como funciona a sociedade, da qual por falta de conhecimento se torna isolada.
Suas técnicas de preparação de material de alfabetização são codificações palavras geradoras. Cartazes com as famílias fonêmicas, quadros ou fichas e os fatos vivenciados e acontecimentos na realidade do seu dia a dia.
Concluímos que o método de ensinar do Paulo Freire , é muito interessante para nós que seremos futuras educadoras e saberemos ministrar seus conhecimentos.
Conclusão
Anísio Teixeira trouxe dos Estados Unidos às ideias pragmáticas, instrumentalistas, tornando-se um referencial no campo educacional. Ele ignorava a velha tradição, de ser castigado para aprender, segundo ele isso acabava atrapalhando o desenvolvimento da criança, pois elas passavam a só se esforçar por medo dos castigos impostos. 
As escolas novas e progressistas revisavam velhos conceitos, procuravam estar em permanentes mudanças em seus métodos de ensino.
Para Anísio Teixeira a educação criava uma sociedade democrática capaz de desenvolver os processos intelectuais, emocionais e morais. Além de também desenvolver a reflexão filosófica. Ele fez com que os educadores repensassem sobre a educação, criando hipóteses de qual seria a melhor forma de se aprender, se interessando em compreender como funciona o processo cognitivo.
Descreve que a sociedade esta sempre em constantes mudanças, que a sociedade é progressista, pois suas teorias e soluções são provisórias, devendo adequar-se ao seu tempo, ao desenvolvimento moderno, ao método cientifico. A educação deveria ser voltada para uma sociedade de indivíduos democráticos. 
Entendia a Democracia como um modo de vida, ele via a escola pública como algo indispensável para a sociedade moderna, um espaço para cada um e para todos, trabalhou pelo desenvolvimento das ciências no Brasil e foi um dos fundadores da Universidade de Brasília (UNB).

Concluindo, não se pode negar que Anísio Teixeira teve grandes contribuições para o pensamento filosófico pragmático, construtivista, no Brasil. Suas ideias foram revolucionarias para sua época, trouxe muitas mudanças. Seus pensamentos são estudados e vistos como um referencial ideológico até hoje para os educadores. Porém, aconteceu com ele o que aconteceu com muitos ideais de grandes filósofos, suas ideias foram distorcidas com o tempo, o que ele ajudou a fundar, o ensino superior público passou a ser elitizado, não contribuindo da forma que ele imaginava, como um espaço para cada um e para todos. 

Os Papéis Sexuais



Introdução

Ao longo da história homens e mulheres desenvolviam papéis sociais diferentes um dos outros.
A vida social pressupõe expectativas de comportamento entre os indivíduos consigo mesmos, e essas funções variam conforme diversos fatores, classes sociais, grau de instrução, credo religioso e principalmente segundo o sexo, tendo, por exemplo, vários tipos sexuais, na adolescência, heterossexualidade, androginia, misoginia, e homossexualidade.    
A sociedade e a cultura de cada povo determinam como os homens e mulheres vão incorporando esses papéis, e quem não consegue esse padrão muitas vezes não são vistos com bons olhos.

1. Papéis Sexuais Primitivos

Houve uma época nos grupos primitivos, em que a mulher possuía um papel de destaque ela era considerada um ser sagrado, porque só ela podia gerar filhos, isso causava muita inveja nos sexos masculinos, por serem diferentes. As mulheres ajudavam seus companheiros administrar junto seus espaços, participava na pesca na caça e na coleta de frutos.
Durantes muitos séculos, as mulheres eram submissas, não tinham o direito de escolher o seu esposo, pois o casamento era arranjado e seus pais pagavam dote para o seu pretendente. A mulher ocupava o papel na sociedade de boa esposa cuidava dos filhos, da casa, e de sua vida religiosa. 
Durante a História da sociedade, sempre existiu vários tipos de papéis sexuais desempenhados pelo sexo feminino e masculino, da criança e do adolescente.

2. Idade Média
.
Na idade Média a criança era tratada como adulto em miniatura, sendo o homem como base da família e mantinha o controle sobre o matrimonio e a reprodução, a mulher não tinha direito ao conhecimento as filosofias religiosas solidificaram a ideia de bruxaria como pretexto para controlar o conhecimento das mulheres. Mesmos no renascimento e nos séculos XVIII E XIX. Conhecido como época da ciência e do desenvolvimento humano, não houve modificações substanciais na vida da mulher, que permaneceu como reprodutora e tendo como base a religião.
Atualmente, as mulheres desenvolvem um papel importante na sociedade, elas têm o mesmo papel que os homens e direitos iguais perante a lei.
As mulheres, não são submissas aos homens, e não são subjugadas por falta de capacidade intelectual, embora ainda exista uma diferença salarial entre homens e mulheres que possuem os mesmos cargos. Para que ela conquiste o seu espaço em determinadas profissões precisa mostrar uma grande capacidade.
De acordo com Freud, a sexualidade começa desde o nascimento até a morte, desde o nascimento o indivíduo é dotado de afeto, desejo e conflitos.
A fim de entender sobre a sexualidade infantil, torna-se importante compreender a diferença entre sexo e sexualidade.
.
3. Adolescência
.
Quando as garotas chegam à adolescência, começa a sofrer uma série de proibições, como “você não deve sair sozinha”, “não pode transar com o namorado”, entre outros. Já com os garotos, tudo é permitido e ás vezes até estimulado, como a sair só, beber, fumar, voltar para casa de madrugada e ter relações sexuais.
Os pais e os educadores desempenham um papel importante na educação dos adolescentes sempre desencadeando uma reflexão sobre os papéis sexuais.

4. Androginia

A Androginia é outro papel sexual existente em nossa sociedade que gera preconceito. O individuo apresenta simultaneamente a característica do sexo masculino e feminino, conhecido como a hermafrodita.
As crianças até certa idade ainda não possuem um papel sexual definido. São considerados andróginos. Elas ainda não possuem uma visão sexual.

5. Misoginia
Michael Flood: define misoginia como ódio às mulheres, embora mais comum  em homens , a misoginia também é praticada por mulheres  contra  mulheres ou mesmo elas próprias .A misoginia é manifestada por várias formas diferentes , piadas , pornografia, e violência ao auto -  desprezo que as mulheres são ensinadas a sentir pelo seus corpos.
Segundo Rita Maria Brudniewski Granato misoginia também pode ser definida como transtorno psíquico, onde o misógino está envolvido num conflito ente a necessidade do amor de uma mulher esta misturada com medo de que ela possa aniquilá-lo emocionalmente. Suas experiências infantis é que geram esse medo latente e inconsciente. A maneira como os pais se relacionam entre si e com os filhos pode  gerar o comportamento misógino.

6. Homossexualidade

Homossexualidade refere-se a característica ou qualidade de um ser , que sente atração  física pelo mesmo sexo.
Ao logo da história da humanidade, os aspectos individuais da homossexualidade foram admirados ou condenados de acordo com as normas sexuais vigentes nas diversas culturas e épocas  ocorreram.
Desde os meados do século xx, a homossexualidade tem sido gradualmente desclassificada como doença e descriminalizada por quase todos os países  desenvolvidos , e na maioria do mundo ocidental, em alguns países consideram crimes , com penalidade sérias incluído pena de morte, Enquanto em alguns pais e o casamento do mesmo sexo são legalizado, e com direitos de construírem famílias, adotando crianças para serem seus filhos.
A Psicologia não considera o homossexualismo como doença e não prejudica a sociedade, em 1991 a Anistia Internacional. Passou a considerar a discriminação contra homossexuais uma violação aos direitos humanos.

7. Considerações Finais

Este trabalho nos trouxe um grande conhecimento sobre vários papeis sexuais existentes ao longo da historia em nossa sociedade.
Compreendendo que cada ser humano é diferente de seus papéis sexuais, e que todos merecem respeito, pelas suas desigualdades.

E que a sexualidade influencia nos pensamentos sentimentos, ações interações e tanto na saúde física e como a mental, a sexualidade, forma parte integral de cada um.

Objetivo: Expor os papéis sexuais existentes ao longo da história da sociedade.

Referências:
Freud
http://www.bonde.com.br/ ??id –bonde=1-27-217-20130
Revista.ufg/index.php/ritre./article/viewfile/20332/11823
Pt.wikipedia.org/wiki/misoginia
Pt.wikpedia.org/wiki/homossexualidade
20332-84783-1-pbeerevistaufgsexualidadesegundoFreud.pdf-foxistareader

Resenha do filme "Ilha das flores" e do filme "Lixo extraordinário"



Assunto: Lixão.

Filme Ilha das Flores
  A cidade de Porto Alegre é habitada por mais de um milhão de pessoas, que produz mais de 500 mil toneladas de lixos por dia.
Todo o lixo produzido é levado para a Ilha das Flores, na ilha além do aterro de lixo existe também a criação de porcos, o lixo orgânico que não serve para a alimentação dos porcos, é separado para as mulheres e crianças sozinhas que lá residem sem nenhum dinheiro para se sustentarem, elas vivem nessa condição miserável por falta de oportunidades, correndo riscos de vida por consumirem alimentos contaminados por todos os tipos de germes e bactérias.
Em Goiânia foi encontrado no aterro um material inorgânico radioativo, o Césio, muitas pessoas foram contaminadas e morreram de câncer.
A diferença dos seres humanos e dos porcos, é que os porcos têm donos, e os seres humanos são dotados de inteligência, liberdade para suas escolhas, liberdade esta que pode mudar suas vidas.

Filme Lixo Extraordinário
No programa do Jô Soares, foi entrevistado um dos maiores Artistas Plásticos, Vik Munis, que dá vida ao lixo.
Vik Munis, ficou 1 ano ,na favela Gramacho no Rio de Janeiro onde fica o aterro de lixo, pois neste aterro  existem mais de três mil catadores  que fazem parte da associação dos catadores de Gramacho. Mais de 70% do lixo é levado para Gramacho onde homens e mulheres separam os resíduos recicláveis que a associação vende para as indústrias.
Vik munis, fez obras de artes com os retratos dos catadores, usando os lixos, em suas obras, que foram leiloadas na galeria de artes em Londres, arrecadando mais de 250.000 mil dólares, ajudando mulheres e homens que trabalhavam há mais de 30 anos como catadores, mudando suas vidas, e tendo novas oportunidades que antes não tiveram. Muitos montaram seus próprios negócios, fizeram cursos arrumaram outros empregos, compraram 15 computadores para biblioteca de Gramacho. O sucesso do Munis foi tão grande que entre os Artistas Plásticos só perde para o Picasso.
O filme Ilha das Flores retrata a vida das mulheres que não tiveram oportunidades e se acovardaram diante da realidade da vida,  por causa de seu acomodamento e medo das dificuldades acabavam vivendo como animais irracionais, sem condição alguma de uma vida digna. Por meio do projeto “lixo extraordinário” e com a ajuda do visionário artista plástico que foi moldando o pensamento dessa gente, fazendo com que eles se despertassem para novas oportunidades, dando a eles um direcionamento, mostrando a capacidade de cada um e consequentemente a capacidade de mudar as suas vidas.




Plano de Aula Jogo de Matemática



Tema: Jogo de Amarelinha
Disciplina: Matemática
Data: 20 /05/ 2014
Idade: 5 á 6 anos
Unidade de conteúdo: Confecção de uma Amarelinha.
Objetivos Específicos: Ensinar as crianças a aprender a contar os números, estimular a concentração e o equilíbrio, o respeito a regras, e a interação com outras crianças.  

Encaminhamento Metodológico:
Tira-se a sorte de quem vai começar o jogo, cada jogador então joga uma pedrinha nas casas.
Inicialmente na casa 1 devendo acerta - lá em seus limites. Em seguida pula com um pé só nas casas isoladas e com os pés nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar sem perder o equilíbrio, sem colocar as mãos no chão ou pisando fora dos limites o jogador perde a vez passando para o outro.
Ganha quem consegue alcançar o céu sem cometer erros. E quem consegue ser dono da maioria das casas.
Recursos: Cartolina, tesoura, canetinha, fita dupla face.

Referências: Ferreira Aurélio Buarque.

Desenvolvendo um jogo com música


Nome do jogo: Brincando Com as Músicas.
Nível de Ensino: 5 anos.
Objetivo do Jogo: Associar a música com os personagens da música, motivando o raciocínio, e a  interação com o grupo.
Conteúdo: Músicas infantis; personagens; dança; criar com massinha; e pintar figurinhas.
Desenvolvimento: da dança e pintura, a associação da música com os personagens, a coordenação motora.
Materiais: massinha, lápis de cor e desenhos (figuras).

Regra: Acertar perguntas para construir um bonequinho de massinha, respeitando a vez de cada grupo.

Objetivo do blog Coruja da Pedagogia

Olá, criei esse blog com o intuito de disponibilizar os materiais pedagógicos sobre as variadas disciplinas do curso de graduação de pedagogia. Tais como trabalhos acadêmicos, planos de aula, e etc.